A importância de ter Insufilme no carro

A importância de ter Insufilme no carro

Com a ajuda do bom e velho  insulfilme pode-se dificultar a vida do ladrão, pois ele reduz muito a visão do interior do carro.
É um  recurso de segurança muito comum que os moradores das grandes cidades recorre ha tempos. Trata-se da  película que escurece os vidros dos automóveis, popularmente conhecida como insulfilme. 
Para quem não dispõe de um certo poder aquisitivo o insulfilme pode ser a solução. Ela inibe os assaltos porque, com dificuldade de ver o interior do carro, o bandido não se sente seguro para agir.  Se bem que ela é meio controversa, antes proibida por obstruir a fiscalização, voltou à legalidade em 1998. A lei permite uma transparência mínima de 75% no pára-brisa, de 70% nos vidros laterais dianteiros e de 50% nos demais. Isso não chega a impedir totalmente a visão de dentro do carro, mas dificulta. Uma das condições para a colocação da película é que nela sejam gravadas a marca do instalador e a porcentagem de visibilidade, aparentes do lado de fora do carro. A outra exigência é que os veículos tenham espelho retrovisor do lado direito, já que a visibilidade fica alterada.

O que é Película Automotiva

Película Automotiva são camadas plásticas adesivas, que são instaladas nos vidros do automóvel, que podem manter desde a transparência dos vidros, simplesmente para amenizar o calor do sol para dentro do veículo, como podem ser em tonalidades escuras.

 Quando surgiu a Película Automotiva

A Película Automotiva é mais conhecida como insulfilme, começou a ser instalado no início dos anos 80, e hoje é considerado um dos acessórios de uso quase que obrigatório, já que proporciona sensação de segurança e de maior proteção para o motorista, e passageiros, principalmente quando instalados em tonalidades escuras, pois, impedem a visão para o interior do veículo.

Quais as vantagens da Película Automotiva

O fato de não conseguir enxergar claramente dentro do veículo, significa não ser possível saber quantas pessoas estão em seu interior, se o motorista é homem ou mulher, ou ainda, se há objetos de valor em cima dos bancos, ou nos consoles, com isso, atos de vandalismo e até de assaltos, são inibidos na maioria das vezes.

Insulfilme x Raios Ultravioletas

Os veículos com insulfilme, ainda, protegem a visão do motorista em até 99% dos raios ultravioletas, além de evitar o desgaste prematuro dos bancos, do painel, e da direção, pois, evita a exposição direta deles ao sol, e também serve para manter o interior do veículo em temperaturas mais amenas, não sendo necessário o uso constante do ar-condicionado, com isso, é verificado maior economia no consumo de combustível.

Película impede Estilhaços dos Vidros

Outra vantagem do insulfilme, como a película é adesivada nos vidros, tornam-se mais resistentes, evitando assim,  estilhaços em caso de vandalismo ou, em acidentes, caso contrário, o motorista poderia se machucar com os cacos de vidros que se desprenderiam.

Insulfilmes autorizados pelo Contran

De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as regras criadas especialmente para o uso do insulfilme nos veículos, é a seguinte:

  • No para-brisas com insulfilme, é obrigatório ter 70% de luminosidade
  • Nos vidros laterais dianteiros dos carros, o insulfilme deve ter no mínimo 70% de luminosidade
  • No vidro traseiro, e nos laterais traseiras, o insulfilme deve ter no mínimo 28% de luminosidade, portanto, dentro do carro será mais escuro nos bancos de trás.

Quem prefere Películas Escuras

O insulfilme mais escuro para os vidros do veículo, é o chamado G5, o qual transmite sensação de maior segurança e conforto aos ocupantes do veículo, muito utilizado por celebridades, e políticos, pois, no interior desses veículos, as pessoas tornam-se invisíveis, mantendo a discrição.

Exija Selo de Garantia

As transparências das películas são classificadas pelos instaladores,como a G35,mais claras,até a película G5 a mais escura e proibida por lei, mas, é interessante frisar também, que o insulfilme colocado deve ter 1 chancela, que contenha a transparência que foi instalada.

Problemas relatados com o uso da Película G5 ou semelhante

Sempre é bom lembrar, que o motorista ao optar pelas películas mais escuras, mesmo estando de acordo com a lei, que a noite a visibilidade fica bastante reduzida, principalmente em noites de chuva, sendo que as vezes será necessário abrir a janela,para poder visualizar faixas, placas ou até mesmo pedestres. E também dificulta a manobra dentro de garagens, onde há pouca luminosidade, causando as vezes problemas como raspar o veículo em colunas das garagens, ou até nos portões de entrada.

Insulfilme em veículos não favorece os Motociclistas

Outro agravante para o insulfilme escuro, é o fato do motociclista, não enxergar o rosto do motorista que está dirigindo o veículo, e em casos de ultrapassagens inesperadas, fica sem garantia que o motorista já o visualizou, para segurança de ambos.

http://mascarellocabines.com/blog/2013/11/o-poder-do-insulfilm.html
http://www.2e4rodas.com/2015/06/02/pelicula-no-carro-vantagens-x-desvantagens/